A presidenta estadual do PCdoB, Gregória Benário, em nota ao Blog do Anderson Soares, neste domingo (4), se pronunciou sobre a decisão do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), de disputar o Governo do Estado.
O PCdoB defende a recomposicão de Luciano Cartaxo com o PSB e as forças populares e democráticas, de onde ele contruiu toda a trajetória politica.
Confira a nota:
Atento ao desenrolar da cena política, os comunistas paraibanos consideram de grande significado os recentes fatos envolvendo a sucessão estadual que podem conduzir a mudanças na correlação de forças entre os campos políticos em disputa.
O anúncio formal da desistência em concorrer às eleições majoritárias deste ano, pelo prefeito da capital, Luciano Cartaxo e as circunstâncias que motivaram sua decisão podem redesenhar esses campos, reduzindo a oposição aos partidos e políticos claramente identificados com o golpe.
O PCdoB que vem na linha de frente da resistência democrática, patriótica e dos direitos trabalhistas e sociais não fica indiferente a este cenário. Ao defender a necessidade da constituição de uma ampla frente para tirar o país da crise, recuperar a senda democrática e os direitos do povo, perdidos, entende que essa frente deve se refletir um cada unidade da federação, preferencialmente já para as eleições de outubro próximo. O objetivo é barra as políticas ultraliberais postas em prática pelo consórcio golpista, cujos partidos protagonistas, são exatamente o PSDB e o PMDB.
O prefeito Luciano Cartaxo, liderança política emergente, governa capital onde está o maior colégio eleitoral da Paraíba, certamente não ficará alheio às eleições e poderá jogar importante papel, inclusive numa possível recomposição com as forças democráticas e populares. Luciano egresso de partidos de esquerda construiu sua história política neste campo.
O PCdoB entende que é hora de diálogo para conformar uma frente política para as eleições de outubro, reunindo as forças populares e democráticas comprometidas com o progresso da Paraíba e os direitos dos trabalhadores e do povo. O objetivo é barrar as forças conservadoras que dão suporte ao governo Temer aprovando a retirada das conquistas alcançadas por nosso povo no período de 2002 a 2015.
Assim, os comunistas paraibanos conclamam os partidos de esquerda e democráticos, personalidades, os movimentos sociais e todo o povo e se colocam à disposição para esse empreendimento em defesa da Paraíba e do Brasil.
Gregória Benário
Presidenta Estadual do PCdoB