Em clima natalino, o Chá Solidário reuniu, na tarde desta terça-feira (12), diversos segmentos da sociedade da Capital em torno de uma bela causa: ajudar o próximo. Em sua sétima edição, o evento, que foi realizado no Centro Cultural Pavilhão do Chá, no Centro Histórico da Capital, arrecadou donativos para ajudar as 192 crianças e adolescentes portadoras de câncer, acolhidas pela Associação Donos do Amanhã.
Para Maísa Cartaxo, primeira-dama do município e idealizadora do evento, o sentimento é de gratidão por colaborar com mais uma instituição que presta um importante serviço social na Capital. Ela conheceu a unidade beneficiada, que fica localizada no bairro de Jaguaribe, e destacou a relevância do trabalho desenvolvido pelos profissionais da casa, e agradeceu a colaboração das pessoas que participaram de mais uma edição do Chá Solidário.
“É uma entidade séria e que presta serviço há mais de 12 anos na Paraíba. A gente sabe da carência dessas pessoas que vem em busca da cura, de um tratamento, e nós identificamos que a Associação Donos do Amanhã precisava de vários itens para continuar fazendo esse trabalho. Hoje, nós arrecadamos fraldas, por isso, quero agradecer aos parceiros e colaboradores envolvidos que deram esse gesto de amor e solidariedade”, destacou.
O Chá Solidário contou com apresentações do coral das crianças do projeto social Ação Social pela Música, Quinteto de Metais da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec-JP) e Coral Geraldo Vandré, do Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena. O repertório cantado e tocado pelas atrações musicais reuniu canções natalinas e populares da cultura nordestina.
Prestigiando o evento, o prefeito Luciano Cartaxo destacou outro importante caráter do Chá Solidário: o de resgate cultural e artístico do Centro Histórico da Capital. “O Pavilhão do Chá hoje é um novo centro cultural da cidade, um espaço de convivência, vinculado à cultura, ao bem-estar e à qualidade de vida. Portanto, é um momento de muita alegria ver o trabalho que vem sendo feito aqui, com Maísa conduzindo esse evento de caráter solidário e de resgate do nosso Centro Histórico”, disse Luciano Cartaxo.
Para que a solidariedade alcance os beneficiados, o Chá Solidário conta com o apoio importante de parceiros e colaboradores. Cerca de 20 estiveram presentes nesta edição, doando o material usado, como buffet, ornamentação, trabalho voluntário e iluminação. O engajamento de todos os envolvidos foi retribuído em forma de agradecimento pela gerente administrativa da Associação Donos do Amanhã, Cristiane Lemos.
“Essa ajuda para nossa associação é maravilhosa, porque como a gente vive de doação, tudo é muito bem-vindo. Estamos recebendo fraldas, com isso, os recursos podem ser investidos para outros fins, como realização de exames, que são caros. A instituição agradece demais a colaboração das pessoas que participaram do Chá Solidário e da primeira-dama pela iniciativa”, destacou Cristiane.
Entre as diversas personalidades presentes, Lubyanka Baltar, dona de restaurante em João Pessoa, que recentemente participou do programa MasterChef, resumiu a importância de participar do Chá Solidário como uma ação social importante, que deve continuar sendo realizado. “Eu fiquei lisonjeada em receber esse convite de Maísa Cartaxo. Conheço o trabalho da instituição e espero que o Chá Solidário alcance a décima edição, vigésima, enfim. Que continue ajudando a quem precisa”, afirmou.
Chá Solidário Ao longo dessas sete edições, cerca de 800 pessoas já foram beneficiadas através das doações arrecadadas no Chá Solidário. Em pouco mais de um ano da primeira edição, o evento beneficiou as seguintes instituições: Lar da Providência, Filhos da Misericórdia, Amém, Creche Amiguinhos, Aspan e Vila Vicentina. Dessa vez, a instituição beneficiada é a Associação Donos do Amanhã, localizada no bairro de Jaguaribe.