O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) foi recebido em audiência pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, nesta quinta-feira (6), em Brasília, para tratar de assuntos de interesse da Paraíba, entre os temas abordados, destaque para a conclusão do Eixo Norte da Transposição, o canal Acauã Araçagi e a disponibilização de carros pipas para os municípios paraibanos que enfrentam grave crise de abastecimento, muitos dos quais, na espera da conclusão do Eixo Norte.
Eixo Norte O ministro Helder Barbalho confirmou ao senador que a previsão para a conclusão da obra é para até o fim do primeiro trimestre de 2018 “Estamos acelerando o processo, inclusive instituindo mais um turno de trabalho para, até março, a água chegar ao Ceará e seguir o caminho das águas em direção à Paraíba para atender todo o oeste paraibano que enfrenta grave crise hídrica”, afirmou o ministro da Integração Nacional.
Vertentes litorâneas O ministro também confirmou ao senador a liberação de mais 36 milhões de reais para o canal Acauã Araçagi, obra projetada no período em que Cássio foi governador e informou que ainda este ano vai liberar mais recursos para esta importante obra hídrica, financiada com recursos federais e executada pelo Governo do Estado.
Adutora de Piancó – O ministro também confirmou ao senador que na próxima semana serão empenhados os recursos para a construção da adutora de Piancó. Cássio lembrou ainda o ramal Piancó Coremas da Transposição que vai beneficiar diretamente todo o Vale do Piancó e o complexo Coremas Mãe D’Água, cuja emenda impositiva foi colocada pela bancada federal paraibana no orçamento da União.
Patos Acompanhando o senador Cássio na audiência, o prefeito de Patos, Dinaldinho Wanderley recebeu garantias do ministro que o município receberá mais atenção do Governo Federal no abastecimento de água. Ele lembrou que o Governo Federal repassa os recursos para que o Estado faça as necessárias distribuições. O Prefeito Dinaldinho lamentou a postura do Governo do Estado que dificulta no que pode a distribuição de água para os municípios cujos prefeitos não sejam da base política do governador. O ministro garantiu a perfuração de mais 10 poços artesianos para Patos e mais 5 para o município de São José de Caiana.