A coligação “Pra Mudar Jericó”, do candidato José Wellighton (PR), protocolou duas ações no Cartório Eleitoral da Comarca de Catolé do Rocha, no Sertão do estado.
A primeira trata da Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) e a outra Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije). Ambas visam à cassação do prefeito reeleito do município de Jericó, Cláudio Oliveira (PP), e o seu vice Lauro Rosado (PSDB). O documento foi protocolado no dia 28 de dezembro de 2016.
“A Aije traz o uso da máquina pública através de programas sociais. Essas ajudas eram feitas através de cheques do próprio município com doações que variavam entre R$ 300 e R$ 400 reais. Durante o período eleitoral as ajudas chegaram a dobrar em relação aos meses anteriores. Em outubro essas ajudas cessaram”, comentou o advogado da coligação “Pra Mudar Jericó”, Neirrobisson Pedroza Júnior.
Na Aime, Neirrobisson disse que a ação traz as mesmas alegações da outra acrescentada da compra de voto de forma indireta, beneficiando famílias com empregos durante o período eleitoral o que caracteriza o uso da máquina pública com fim eleitoreiro e dilapidação do patrimônio. “Além de ser abuso de poder político e econômico é também um crime contra a democracia”, concluiu o advogado.
O caso está com a juíza Janete Oliveira Ferreira, da 36ª Zona Eleitoral.
HW COMUNICAÇÃO
Fonte: Genésio Oliveira – Sertão Nosso