Com um modelo de gestão baseado no planejamento e nos resultados, a administração da Prefeitura de João Pessoa está sendo reconhecida como o primeiro lugar no ranking do Índice de Governança Municipal na Paraíba. Este indicador de eficiência do setor público foi lançado nacionalmente pelo Conselho Federal de Administração (CFA) em parceria com os conselhos regionais de Administração (CRA). No Nordeste, João Pessoa só perde para Fortaleza (CE), mas fica à frente de Teresina (PI), Aracaju (SE), Salvador (BA), Recife (PE), São Luís (MA), Natal (RN) e Maceió (AL).
O IGM-CFA, como é denominado o novo indicador, leva em consideração três dimensões importantes para a eficiência das gestões municipais: Gastos e Finanças Públicas; Qualidade da Gestão; e Desempenho em áreas como saúde, educação, planejamento urbano, articulação institucional, gestão fiscal, habitação e recursos humanos.
O prefeito Luciano Cartaxo receberá o prêmio de melhor IGM da Paraíba durante o II Fórum Paraibano de Gestão Pública, que acontece em Campina Grande nos dias 27 e 28 de julho, no auditório da Federação das Indústrias do Estado (Fiep). O título será entregue pessoalmente pelos presidentes do Conselho Federal de Administração, Wagner Siqueira, e do Conselho Regional de Administração (CRA-PB), Geraldo Tadeu Indrusiak da Rosa.
João Pessoa assumiu o topo, entre as dez cidades paraibanas, com nota 0,622 (o índice vai de zero a 1), tendo em segundo lugar Cabedelo (0,594), depois Patos (0,503), Bernardino Batista (0,490), Uirauna (0,480), Campina Grande (0,478), Sumé (0,477), Prata (0,476), Poço de José de Moura (0,473) e Conde (0,468).
Segundo Luciano Cartaxo, este reconhecimento é fruto de um modelo de gestão por resultados implantado ainda no início do seu primeiro governo, em 2013, com a criação do escritório de projetos e adoção de um sistema de metas e acompanhamento das ações, que inclusive foi premiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no ano passado, no México, como uma das melhores experiências de gestão por resultados implementadas na América Latina. “Este reconhecimento só nos anima ainda mais a seguir enfrentando a crise com planejamento, coragem e fé para cuidar das pessoas, para realizar um conjunto importante de obras por toda a cidade, com creches, escolas em novo padrão, uma rede de UPAs e PSFs, o resgate do centro histórico e dos espaços de convivência e lazer para melhorar a qualidade de vida da população”, comemorou Luciano Cartaxo.
Mais resultados – O reconhecimento da gestão de João Pessoa também e dá em outras áreas, a exemplo do estudo divulgado pela revista Exame e que aponta a capital paraibana como a melhor cidade para se viver no Nordeste, de acordo com ranking elaborado pela consultoria Macroplan. Experiências como a do estímulo ao empreendedorismo, por meio do Banco Cidadão e do projeto Sereias da Penha, levaram o Sebrae a reconhecer Luciano Cartaxo como prefeito empreendedor. Além disso, João Pessoa é apontada como uma das cidades mais transparentes do Brasil e da Paraíba pelo Tribunal de Contas do Estado e a Controladoria Geral da União.