O maior retrato do abandono pelo qual passou Santa Rita e sua população nos últimos anos foi certamente o cenário de lixo espalhado por todos os recantos do município. Foi um retrato feio e vergonhoso deixado para os santarritenses, que vivenciaram, tristemente, o descaso ocasionado pela ingerência da gestão passada.
Em três meses, a nova administração conseguiu enfrentar e dar respostas a essa que era a prioridade da população: limpeza urbana. A sociedade cobra, de forma legítima, transparência sobre os gastos com as empresas contratadas para limpeza na cidade. A imprensa denuncia suposto superfaturamento nas contratações.
Entretanto, é importante lembrar que todo processo de licitação, até onde o Blog apurou, pela primeira vez na história de Santa Rita, foi feito sob a supervisão do Tribunal de Contas do Estado. Estaria o TCE macumanado com a gestão municipal na prática de atos ilícitos? Creio que a Corte de Contas goza de plena credibilidade perante a opinião pública.
Outro dado importante, é que foram escolhidas duas empresas da cidade para fazer a limpeza urbana, que por hora, é alvo de questionamentos. Porém, é importante destacar a contratação de empresas locias vão fazer com que o dinheiro passe a circular em Santa Rita, criando empregos, gerando renda e riqueza no Município.
O contraditório é salutar para o processo democrático, os questionamentos são pertinentes e legítimos. O TCE e órgãos de fiscalização estão aí para dirimir quaisquer dúvidas. Entretanto, lixo acumulado foi removido, tanto na zona urbana como na zona rural. Questionamentos à parte, a cidade está limpa e o lixo não não é mais jogado pra baixo do tapete.