A Prefeitura de Santa Rita reabriu 22 Unidades de Saúde da Família (USF), em menos de um mês. De acordo com a secretária de Saúde, Desterro Diniz, nenhuma unidade estava funcionando no município.
Santa Rita foi a única cidade do Brasil a perder o programa Mais Médico, do Governo Federal, por falta de condições de trabalho. A secretária ressaltou que a prefeitura já está se articulando com o Ministério da Saúde para resgatar o programa.
Desterro Diniz destacou, também, a reativação do Samu em fevereiro e a parceria com o Sesc para realização de exames gratuitos de mamografia e citológico. O objetivo é a redução de câncer de mama e do colo de útero.
“Firmamos uma parceria com o Sesc e estaremos no início de fevereiro com uma carreta na Praça Getúlio Vargas, realizando exames de mamografia e citológico nas mulheres. Com essa ação, vamos zerar a demanda reprimida nas ações de prevenção de câncer de colo de útero e mama”, afirmou.
A partir do próximo mês, a Secretaria de Saúde disponibilizará atendimento odontológico gratuito à população, através da carreta de odontologia. O atendimento será em pontos estratégicos da cidade.