Meta do prefeito para maio, mês da padroeira, é de por o funcionalismo em dia, concluir o processo licitatório do lixo e iniciar a limpeza completa da cidade
Foi através de suas redes sociais no final da tarde deste domingo, 24, que o prefeito de Santa Rita, Netinho de Várzea Nova, anunciou a suspensão da Festa da Padroeira Santa Rita de Cássia, comemorada em 22 de maio, e confirmou ações emergenciais no município.
“Nós trabalhamos com prioridades. A nossa meta para maio é atualizar os pagamentos dos servidores públicos municipais e retirar todo lixo de cada canto de Santa Rita”, ressaltou Netinho.
Pontos nevrálgicos da cidade, problemas como os salários do funcionalismo e a coleta do lixo foram apontados diretamente pelo prefeito como emergenciais e prioritários, enfrentando-os com coragem e firmeza, reafirmando que serão tratados com a urgência que merecem.
Mais importante e tradicional evento do município, este ano comemora-se a 240a. Festa da Padroeira Santa Rita de Cássia, que seguirá a sua comemoração religiosa normalmente, com a novena de 14 a 22 de maio, e terá total apoio da Prefeitura de Santa Rita.
Apoio confirmado, inclusive, pelo próprio prefeito em seu anúncio, excetuando qualquer possibilidade de realização da festa profana.
“Por entender que a cidade tem essas necessidades mais urgentes é que não realizaremos a Festa da Padroeira na Praça do Povo, apenas ajudaremos a festa religiosa na praça Getúlio Vargas. Com os salários dos servidores em dia e a cidade totalmente limpa, nós teremos motivos para comemorar”, disse o prefeito.
Santa Rita passa por sérios problemas financeiros, constatados desde que Netinho reassumiu o Executivo Municipal, em setembro de 2015, onde o déficit nas contas do município chegaram ao patamar de R$ 10 milhões ainda no mês de agosto.
Sobrevivendo dos repasses federais e com a arrecadação própria despencando a cada mês, o município assinou um Termo de Ajustamento de Conduta TAC com o Ministério Público Estadual, onde ficou determinado que a gestão municipal deve demitir todos os cargos comissionados e rescindir todos os contratos até o dia 30 de abril como forma de economizar esses gastos e equilibrar as contas do Tesouro Municipal.
Com a economia, o prefeito acredita na atualização dos salários, e com a conclusão do processo licitatório em andamento, Netinho prevê para a primeira quinzena de maio a retomada e normalização da coleta de lixo em toda cidade, com o anúncio da empresa vencedora da concorrência pública.
“Aprendi com meus pais que não se faz festa quando a nossa casa está passando por reformas e nossa cidade está passando por essas reformas”, finalizou Netinho.