Os vazamentos das escutas envolvendo o ex-presidente Lula seguem causando tremores. Num dos grampos autorizados pela Justiça Federal, há o trecho de uma conversa com o senador paraibano Lindemberg Farias (RJ), em que o ex-presidente diz: “É o seguinte meu filho eu tô com a seguinte tese: é guerra, é guerra e quem tiver artilharia mais forte ganha.”
O trecho da gravação é longo, mas O Estadão pinçou alguns trechos, outros caíram no Youtube. O diálogo traz um tom belicoso, em que Lula afirma: “É ir pro cacete.” Lindemberg concorda: “Ir pro pau, presidente.” Lula ainda: “É ir pro cacete.” Lindemberg: “Vamos embora, presidente.” Lula diz: “Não tem mais jeito, não tem nem dó, nem piedade.”
O parlamentar responde ser aliado nessa batalha. “Presidente estamos nessa guerra também, não tenho nada a perder.” Lula em seguida faz referência ao estrategista de guerra vietnamita: “Você pode me chamar até de general Giap. Nós já derrotamos os americanos, os chineses, os franceses e estamos para derrotar a Globo agora”.
O General Giap derrotou americanos e franceses, na Guerra do Vietnã.