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Cícero garante ampliar programa de cuidadores para PCD e fortalecer acompanhamento pedagógico especializado nas escolas

O prefeito Cícero Lucena, candidato à reeleição, garantiu em seu Plano de Governo que vai fortalecer, numa próxima gestão, programas e ações de inclusão, a exemplo do Educador Social-Cuidador, que atualmente presta acompanhamento pedagógico especializado a mais de 5 mil alunos PCD (Pessoa com Deficiência) matriculados na rede municipal de ensino.

Entre esses estudantes que recebem assistência contínua e especializada estão 2,6 mil alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista). O programa já comprovou que para todos os alunos PCD a presença dos cuidadores em sala de aula é garantia da permanência e participação ativa dos estudantes na rotina escolar, além de contribuir para dar mais segurança e autonomia para eles.
A proposta apresentada no Plano de Governo é no sentido de ampliar o ‘Serviço de Atendimento Educacional Especializado’ para as unidades de ensino da rede municipal, abrindo mais vagas por meio de novos processos seletivos, visando à estimulação precoce dos estudantes-alvo da educação especial.
Outro projeto exitoso da Prefeitura nessa área é o ‘Tardezinha Inclusiva’, que acontece no último domingo de cada mês. Esta ação reúne a cada edição cerca de 500 crianças com autismo em atividades culturais e entretenimento, atendimento psicológico e odontológico, além de outros serviços e oficinas lúdicas.
Em razão dos resultados alcançados pelo projeto, o prefeito Cícero Lucena foi o primeiro gestor municipal do país a receber o ‘Prêmio Orgulho Autista Brasil’, concedido pelo Movimento Orgulho Autista Brasil (Moab). A entidade, criada em 2005, tem por objetivo principal buscar a melhoria da qualidade de vida para as pessoas diagnosticadas com autismo e para as suas famílias.
Outro programa inclusivo é o ‘Escola de Referência para Estudantes Surdos’, que funciona nas unidades Celso Furtado e Leonel Brizola, com profissionais qualificados – professores, intérpretes e instrutores de Libras – para o atendimento dos alunos.

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