Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Opinião: Governador tenta criar ilusão da verdade para justificar violência na PB

O governador Ricardo Coutinho, em seu longo discurso de despedida do governo em sessão da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira, usou um argumento para justificar a violência no Estado que não se sustenta.
O argumento foi a velha desculpa de muitos governadores de que a violência é epidêmica e uma questão nacional, praticamente escondendo a responsabilidade constitucional dos Estados.
Com discurso sinuoso, o governador da Paraíba recheou a desculpa por não conseguir controlar a violência alegando ter havido uma migração do crime do Sul e Sudeste para o Nordeste.
Os números usados pelo governador dão até a impressão de verdade, mas, na realidade, é uma ilusão de verdade ou falsa verdade, recurso usual no discurso de Ricardo.
Pelos números, lá atrás, o Sul e o Sudeste respondiam por mais de 50% dos homicídios enquanto o Nordeste concentrava pouco mais de 20%. Hoje ocorreria o inverso.
Bom, mas por que houve a migração da violência? Não dá para defender, como já foi sugerido, que o crime se deslocou para o Nordeste porque, com o Bolsa Família, os nordestinos passaram a ter condições de comprar drogas.
O que o governador da Paraíba não considera – e neste ponto ele planta a falsa verdade – é que a migração do crime para o Nordeste pode ter ocorrido por causa de uma mais eficiente ação dos Estados do Sul e Sudeste no combate à violência e, no contraponto, em razão da ineficiente e fraca atuação dos governos dos Estados do Nordeste.
Ou será que a taxa de homicídios de São Paulo caiu 44,3% (de 21,9 para 12,2)de 2005 para 2017 por obra do acaso? Ou será que a taxa de homicídios do Espírito Santo caiu 21,5% porque os bandidos decidiram ser bonzinhos com os irmãos locais e espontaneamente decidiram aplicar toda maldade no Nordeste?
Depois de 2010, o Paraná reduziu a taxa de homicídios em 23,4% e, no Nordeste, a taxa de assassinatos em Alagoas caiu 21,8% e 20% em Pernambuco.
Esses números, além de comprovarem que o combate à violência pode ser feito pelos Estados e que depende muito mais da competência dos governos estaduais do que do governo federal, desmente outro ponto do discurso do governador Ricardo Coutinho, que é o de que a Paraíba foi o Estado que conseguiu a maior redução na violência. A queda aqui foi apenas vegetativa.
A verdade na Paraíba é a que está nas ruas e nas cidades assaltadas e não nas palavras do enganoso discurso do governador.

Deixe um comentário