Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Cartaxo participa de reunião da Frente Nacional de Prefeitos em Brasília

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, participou na manhã desta terça-feira (23), em Brasília, de reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), entidade que congrega gestores das capitais e outras grandes cidades brasileiras. A pauta do encontro foi concentrada na discussão das novas regras estabelecidas pela União para a concessão de operações de crédito e outras alterações na legislação que afetem os municípios.

Os prefeitos avaliam que as novas regras para concessão de empréstimos prejudicam a maioria dos municípios, inclusive muitos que desenvolveram grandes esforços de controle fiscal, mas, ainda assim, correm o risco de perder financiamentos.

O presidente em exercício da FNP, Carlos Amastha, que é prefeito de Palmas (TO), disse que a luta de todos os prefeitos é no sentido de que os municípios consigam financiamentos justos, especialmente de instituições públicas, para garantir a execução de projetos de infraestrutura.

Os prefeitos das capitais também querem que a União garantam os empréstimos internacionais de projetos de desenvolvimento sustentável. Segundo Amastha, é preciso que o Tesouro Nacional verifique que, apesar da crise, muitos municípios conseguiram pleno equilíbrio fiscal e estão plenamente aptos a conseguir qualquer que seja o empréstimo.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, destacou que a Prefeitura da Capital paraibana se encaixa perfeitamente no perfil de município que se organizou, controlou despesas, planejou minuciosamente seus gastos e venceu a crise, tendo construído assim todas as condições para celebrar empréstimos com bancos nacionais e internacionais para a execução de projetos de desenvolvimento sustentável.

As ponderações e sugestões aprovadas pelos prefeitos na reunião desta manhã serão encaminhadas ao presidente da República e a todos os órgãos federais, além do Congresso Nacional.

Deixe um comentário