Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Luciano Cartaxo abre oficialmente a Semana Nacional de Trânsito em João Pessoa

Conscientizar a população, diminuir o número de acidentes e tornar a mobilidade urbana em mobilidade humana. Com este objetivo, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, e o superintendente de Mobilidade Urbana, Carlos Batinga, abriram oficialmente, na manhã desta segunda-feira (18), a Semana Nacional de Trânsito na Capital, apresentando a série de ações que serão realizadas até o próximo dia 25. A iniciativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) visa mobilizar a população e promover uma cultura de paz no trânsito e, para isso, nesta sexta-feira (22), acontece a ‘Jornada Mundial na Cidade Sem Meu Carro’, com uma série de atividades na Avenida Visconde de Pelotas durante todo o dia.

“É fundamental a conscientização de cada um de nós. Tem hora que somos pedestres, tem hora que somos ciclistas e tem hora que somos motoristas. Então saber se colocar no lugar do outro, reconhecer as necessidades e respeitar o outro é muito importante neste processo educativo. O trânsito é responsabilidade de todos nós e esta campanha busca realizar um trabalho educativo para que tenhamos um trânsito mais seguro e com menos acidades, o que gera mais qualidade de vida para a população”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

A programação conta com equipes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), promovendo ações educativas dentro da política de trabalhar por um trânsito mais humanizado. “A Prefeitura de João Pessoa está fazendo a sua parte no quesito mobilidade urbana, mas a qualidade efetiva do trânsito no dia a dia da nossa Capital necessita cada vez mais de um processo educativo de todos nós. Conscientização para que a gente possa ter um trânsito mais seguro, diminuir os acidentes de trânsito, do uso do celular, que é uma das questões que mais se pontua hoje, junto com a questão da bebida alcóolica. Então estamos dando as mãos para reduzir os índices de acidentes e melhorar o trânsito”, destacou Luciano.

Segundo ele, além das ações educativas, a PMJP também dá continuidade a uma série de investimentos na mobilidade urbana da Capital. “Falamos da terceira cidade mais antiga do País, que tem 432 anos e que tem problemas históricos acumulados ao longo dos anos, mas o fundamental é o planejamento, abrimos novas linhas de transporte coletivo bairro a bairro, novas vias alternativas, binários, padronização das calçadas para o pedestre ter o seu direito de ir e vir na nossa cidade com segurança”, destacou.

Outra ação importante que vem sendo desenvolvida é a elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana da Microrregião de João Pessoa, construído em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana e pensando a Capital a médio e longo prazo. “O plano vai gerar mais qualidade de vida para o povo porque é um projeto de desenvolvimento para a cidade, feito pensando no que realmente é importante para o povo. Através de audiências públicas e da pesquisa que abrangerá 12 mil residências, vamos buscar soluções de mobilidade que realmente atendam à população e o futuro da cidade de forma sustentável dos pontos de vista ambiental, econômico e social”, disse o prefeito.

Apresentação – O superintendente da Semob-JP, Carlos Batinga, apresentou a programação e destacou as atividades desta sexta-feira (22). “Hoje somos um país urbano, a população vive nas cidades, então estamos fazendo nesta semana um trabalho educativo junto aos pedestres, motoristas, ciclistas, para que juntos possamos trazer mais paz ao trânsito. Nós também teremos na sexta-feira o Dia Mundial ‘Na cidade Sem Meu Carro’, um programa que iniciou na França em 2001 e hoje é abraçado por diversos países. E neste dia, com apoio de várias universidades, vamos fechar a Avenida Visconde de Pelotas das 9h às 17h para fazer um dia inteiro de mobilizações, de eventos culturais, folclóricos, educativos, envolvendo escolas e toda a população”, declarou.

Programação

19/09

– Ação de abordagem educativa a motociclistas nos canteiros de obras da Construção Civil;

– Abordagem com dicas de segurança no trânsito a taxistas nas praças  de Manaíra e Cabo Branco;

20/09

– Abordagem e entrega de material educativo no transporte coletivo nos terminais de integração do Colinas do Sul e Bairro das Indústrias;

22/09

– Jornada Mundial Na Cidade sem Meu Carro, na Avenida Visconde de Pelotas (Feira de Trânsito, exposições, apresentações e oficinas);

23/09

– Passeio ciclístico às 8h e nas atividades da Prime´s Cool – Sistema de Educação Infantil;

– Orientações sobre compartilhamento de espaços nas ciclovias/ciclofaixas, no Centro Turístico de Tambaú;

24/09

Orientações sobre comportamentos adequados na travessia e abordagem aos condutores, na faixa de pedestre da Avenida Almirante Tamandaré X Avenida Nego;

25/09

– Orientações sobre obrigação de não imobilizar o veículo na área do cruzamento, na Avenida Epitácio Pessoa X Rua Desportista Aurélio Rocha (Pedro Gondim).

Deixe um comentário