Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Luciano Cartaxo monitora resultados do programa Gerente Saúde

Cumprindo mais uma etapa do modelo de gestão por resultados implantado no município, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, reuniu nesta quarta-feira (13) a equipe de técnicos da Secretaria de Saúde responsável pela execução do programa Gerente Saúde, implantado desde maio em toda a rede de 195 equipes, distribuídas em 98 unidades de saúde da família, com o objetivo de avaliar a melhoria nos serviços dos postos do Distrito Sanitário V, que atende 22 bairros da capital: Jardim Oceania, Bessa, Aeroclube, Manaíra, Penha, Tambaú, Jardim Luna, Miramar, Tambauzinho, Torre, Expedicionários, Castelo Branco, Altiplano, Bancários, Timbó, Cidade Recreio, Portal do Sol, Jardim Cidade Universitária, Anatólia, Jardim São Paulo, Costa do Sol e Gramame.

Luciano Cartaxo conclui até o início da próxima semana uma rodada completa de reuniões para avaliação dos resultados do Gerente Saúde nos cinco distritos sanitários da Capital. Em cada uma das três reuniões técnicas que promoveu, fez cobranças e determinou modificações necessárias para atendimento das metas do programa, que estabelece um conjunto de medidas para aumentar a eficiência nos postos de saúde, incluindo a designação de um profissional para gerenciar cada unidade. Os primeiros resultados já apontam para um crescimento no nível de satisfação da população em mais de 10%, conforme pesquisas de satisfação feita com os usuários. Cada pessoa entrevistada pôde avaliar o atendimento dos profissionais de saúde, o tempo de espera, a entrega dos medicamentos e estrutura física das unidades.

Nesta quarta-feira, o prefeito reuniu-se com a secretária-adjunta de Saúde, Ana Giovana Medeiros, com a diretora geral do Distrito Sanitário V, Fabíola Moreira Casemiro, e assessores técnicos responsáveis pelos serviços de atenção básica do município. “Nosso foco nesse novo modelo de gestão que implantamos na saúde é qualificar os serviços e aumentar a satisfação das pessoas no atendimento. A gente tem avançado porque este programa foi estruturado com base no diálogo permanente com a população, ouvindo suas queixas e sugestões”, avaliou o prefeito, acrescentando: “Os gerentes estão conseguindo imprimir um ritmo novo e uma organização melhor na atenção às pessoas, inclusive organizando os horários de atendimento. Para isso, a gente promoveu capacitações, faz uma cobrança permanente de resultados e muda o que precisa ser modificado”.

Segundo Ana Giovana, a melhoria dos resultados é fruto do empenho do conjunto de profissionais que integram as equipes e de uma nova organização dos serviços, a exemplo da coordenação das farmácias para o fornecimento de medicamentos. “Esse é um processo também de permanente motivação das equipes, que serão premiadas no final do ano, conforme os resultados apresentados”, afirmou.

Deixe um comentário