Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Gervásio Maia diz que novo Centro Administrativo vai gerar economia para ALPB

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Gervásio Maia, inaugurou, nesta quarta-feira (9), o Centro Administrativo do Poder Legislativo Gervásio Bonavides Mariz Maia no prédio histórico do Paraíba Palace. A solenidade marcou a reabertura do edifício construído na década de 30, preservando a memória de um dos símbolos mais importantes do conjunto arquitetônico da capital paraibana.

Durante o discurso de inauguração, Gervásio ressaltou a economia financeira que será feita com a concentração dos serviços no novo Centro Administrativo, dinamizando a rotina dos servidores, e promovendo a melhoria das atividades legislativas. “A Assembleia está devolvendo seis prédios alugados e essa transferência trará maior agilidade e conforto àqueles que têm feito um trabalho muito importante na Casa, economizando anualmente mais de meio milhão de reais”, pontuou.

O chefe do Legislativo estadual destacando ainda que o Paraíba Palace representa um marco na história do Centro Histórico de João Pessoa, e também uma homenagem da Assembleia aos 432 anos da capital paraibana. “Estou muito feliz, pois, resgatar a história é valorizar o passado e, justamente, nesse mês de agosto, mesmo mês do aniversário do município de João Pessoa, estamos devolvendo o prédio ao povo. É um sentimento especial de conservar um patrimônio histórico tão belo que nós temos”, afirmou.

A inauguração contou com a presença de diversas autoridades e do Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, que ratificou a importância do Centro Administrativo dando vida à região central da cidade e aperfeiçoando o trabalho da Assembleia Legislativa. “Esse é um ato de amor, devoção e respeito pela cidade e um passo fundamental para fazer com que essa área mais nunca sofra com o problema de esvaziamento populacional. O Paraíba Palace vale muito, não só do ponto de vista da arquitetura, mas também da perspectiva histórica e, a partir de agora, será um espaço de aglomeração, ocupado devidamente pela população”, concluiu.

Os deputados Adriano Galdino, Antônio Mineral, Artur Filho, Branco Mendes, Bruno Cunha Lima, Caio Roberto, Camila Toscano, Daniella Ribeiro, Edmilson Soares, Estela Bezerra, Eliza Virgínia, Galego de Souza, Genival Matias, Guilherme Almeida, Hervázio Bezerra, Inácio Falcão, Janduhy Carneiro, Jeová Campos, João Bosco Carneiro, João Gonçalves, João Henrique, Jullys Roberto, Jutay Meneses, Renato Gadelha, Ricardo Barbosa, Ricardo Marcelo, Tião Gomes e Trócolli Júnior, também prestigiaram a solenidade.

Entre as autoridades presentes à inauguração do Centro Administrativo da Assembleia Legislativa da Paraíba estiveram o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), André Carlo Torres; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Eduardo Sérgio de Almeida; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba, Paulo Maia, o Secretário de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo e o Prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, além de prefeitos, vereadores e lideranças políticas de várias cidades do Estado.

*Homenagem* – Durante o evento, foi afixada uma placa em homenagem a todos os funcionários que trabalharam na construção do novo Centro Administrativo. “Na placa, nós colocamos os nomes dos pintores, pedreiros, carpinteiros e eletricistas que foram fundamentais nesse processo porque sem eles nós não estaríamos celebrando dentro de um espaço de tempo tão curto esse momento”, finalizou.

Contexto histórico – O Parahyba Palace Hotel foi construído no ano de 1929, e inaugurado em 1937. No antigo Ponto de Cem Réis, atual Praça Vidal de Negreiros, o imóvel é um dos ícones da arquitetura do Centro da capital paraibana.
O Parahyba Palace Hotel, ao lado de edifícios como o da Assembleia Legislativa da Paraíba e do Palácio da Redenção, integra a riqueza arquitetônica do Centro Histórico da capital paraibana, que foi reconhecido como patrimônio nacional do Brasil em 6 de dezembro de 2007.

Ao todo, foram tombados 37 hectares de área, englobando cerca de 700 edificações, além de praças, ruas, contemplando a maior parte dos bairros do Varadouro e Centro.

Deixe um comentário