Planejamento, investimento, diálogo, sintonia com o povo e a melhoria da qualidade de vida da população foram as tônicas do discurso do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, na manhã desta terça-feira (1), no retorno dos trabalhos da 17ª Legislatura da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Em sua mensagem ao legislativo, o prefeito destacou a maratona de obras e serviços que estão sendo entregues neste mês de aniversário de 432 anos da Capital – nesta sexta-feira (4), por exemplo, acontece a entrega de 192 apartamentos do Vista Alegre X – e ainda anunciou novos investimentos, como os R$ 12 milhões na malha viária, em um amplo programa de pavimentação asfáltica.

Luciano Cartaxo destacou que a atual gestão na Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), realizou um planejamento que permitiu à Capital promover investimentos em diversas áreas sem aumentar nenhum imposto. E fez isso na contramão do cenário de crise financeira vivenciado em todo o país. “Nunca enviamos nenhuma matéria a esta Casa que aumentasse ou criasse novos impostos para nossa população. Isso só é possível porque fizemos um planejamento no qual modernizamos a máquina pública e cortamos gastos para investir no que era prioridade para todos”, disse o prefeito.

Destas prioridades, saíram grandes marcas que estão revolucionando o perfil da cidade e levam a PMJP a receber prêmios nacionais e internacionais pela excelência no modelo de gestão. Educação, saúde e habitação tornaram-se, de fato, prioridade e estão recebendo importantes investimentos que se traduzem em mais qualidade de vida, dignidade e cidadania para todos os moradores. “Escutamos de perto os anseios da população, saímos dos gabinetes e encontramos o povo através do Orçamento Participativo, inclusive nas escolas, diferente do que acontecia no passado, incluindo os principais protagonistas do futuro que se aproxima”, destacou Luciano Cartaxo.

Prova deste planejamento, segundo o prefeito pensado também em longo prazo, é o projeto João Pessoa Cidade Sustentável, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com um conjunto de ações para os próximos 30 anos, a finalização do Plano de Saneamento Básico e o avanço importante que está sendo dado com o Plano de Mobilidade Urbana e o de Competitividade. Mas além de olhar para o futuro, as ações já são realidade em todos os bairros da Capital. Somente neste ano, já foram 25 ações iniciadas ou já entregues, como o Complexo Hermes Taurino, escolas e creches em novo padrão, o programa Chega Junto, liberação de quase R$ 41 milhões em microcrédito através do Banco Cidadão e a entrega de unidades habitacionais.

Habitação – Nesta sexta-feira, véspera do aniversário da Capital, o prefeito realiza o sonho de mais 192 famílias que receberão as chaves de seus apartamentos no Vista Alegre X. São pessoas que viviam na Rua do Arame e na ocupação do antigo prédio do DNIT, em Cruz das Armas, que passarão a viver com dignidade em apartamentos novos. Na segunda quinzena, será a vez do Conjunto Vieira Diniz D beneficiar, de uma só vez, mais de mil pessoas com moradia de qualidade. E até o final deste ano, o maior programa habitacional da história de João Pessoa ultrapassa a marca de mais de 6 mil habitações entregues.

Educação – “Assumimos o compromisso de mudar o perfil da educação pública começando pela educação infantil. Nos próximos dias, vamos chegar a 48 creches em Tempo Integral construídas ou ampliadas”, afirmou Luciano Cartaxo, que também triplicou o número de estudantes e consolidou a maior rede de educação infantil de toda a Paraíba. Ainda neste mês, serão entregues 2 mil novos computadores com banda larga de qualidade dentro do programa Escola Conectada, beneficiando as unidades de ensino fundamental. O programa Ação Social pela Música ganha, esta semana, dois novos pólos, no Centro Cultural Casa da Pólvora e na Praça de Esportes e Cultura do Gervázio Maia.

Saúde – Em um cenário onde mais de 500 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) estão fechadas em todo o País, João Pessoa cria a maior rede de UPAs da Paraíba. Além da UPA Oceania, Luciano Cartaxo já entregou as unidades de Valentina e de Cruz das Armas e as obras estão avançadas na UPA Especialidade dos Bancários, que será entregue no início do próximo ano, garantindo cobertura 100% do município.

“Além disso, estamos mudando o perfil da Atenção Básica. O programa Gerente Saúde está melhorando a qualidade do atendimento nas Unidades de Saúde da Família e acabamos de verificar um crescimento significativo do Índice de Satisfação do Usuário. Agora, além de metas a cumprir, as equipes são monitoradas em reuniões mensais com a minha participação direta”, disse Luciano. Dentro do Programa Gerente Saúde, o prefeito também já autorizou a construção de 16 novas USFs.

Mais investimentos – Luciano Cartaxo destacou ainda a revitalização do Centro Histórico da Capital, com a transformação promovida no Parque da Lagoa, e inúmeras praças como a da Pedra, 1817, João Pessoa e da Independência, entre outros. Além claro, de ressaltar o que está por vir, como o projeto pioneiro de habitação Villa Sanhauá, que finalmente sairá do papel e o Novo Conventinho, que já está em obras e se tornará um moderno centro de educação e cultura, onde abrigará a primeira Biblioteca Municipal de João Pessoa.

Neste mês de aniversário, a PMJP também vai concluir as obras de drenagem da Avenida Bancário Sérgio Guerra, pondo fim aos históricos alagamentos na principal dos Bancários; vai entregar a requalificação do Terminal de Integração, o novo Pavilhão do Chá e a ampliação do Lar do Garoto Jesus de Nazaré. Também serão iniciadas as obras da Casa Mãe Bebê, para prestar assistência médica às mães da Maternidade do Instituto Cândida Vargas.