O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, coordenou no início da noite desta terça-feira (25), em seu gabinete, uma reunião ampliada com o comando da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e os diretores dos Distritos Sanitários da Capital para realizar o monitoramento e o fechamento do primeiro trimestre de funcionamento do Programa Gerente Saúde, novo modelo de gestão da Rede Municipal de Atenção Básica e das Unidades de Saúde da Família (USFs). No período, o nível de satisfação da população com o atendimento ofertado cresceu mais de 10%.

O Gerente Saúde estabelece um conjunto de medidas para aumentar a eficiência nos postos de saúde, incluindo a designação de um profissional para gerenciar cada unidade. Os primeiros resultados já apontam para uma mudança positiva da população, comprovada por pesquisas de satisfação. Cada pessoa entrevistada pôde avaliar o atendimento dos profissionais de saúde, o tempo de espera no atendimento, a entrega dos medicamentos e estrutura física dos postos de saúde.

De acordo com o prefeito Luciano Cartaxo, o trabalho é resultado do rigor no cumprimento das metas estabelecidas. “Avançamos porque este programa foi estruturado no diálogo permanente com a população. Mais do que números frios, o que estamos monitorando e cobrando da nossa equipe é a satisfação, é melhoria da qualidade de vida das pessoas”, disse o gestor, estimulando os diretores.

Entre os principais resultados, segundo o secretário Adalberto Fulgêncio, estão a melhoria no acolhimento e no atendimento desempenhado por médicos e agentes de saúde. “A mudança é fruto da atuação dos gerentes, da reorganização das farmácias básicas em polos, da capacitação da maioria dos profissionais que atuam nas unidades e da organização dos horários de atendimento. Outro diferencial é a premiação das equipes e Distritos com melhor desempenho” disse o secretário.