Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Marcos Vinícius reitera apoio da CMJP na revitalização do Centro Histórico

O presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa, Marcos Vinícius (PSDB), reiterou na manhã desta quarta-feira (12) apoio total da Casa Napoleão Laureano a ações que visem a revitalização do Centro Histórico da capital paraibana.

O tucano lembrou que o projeto Villa Sanhauá, lançado hoje pelo prefeito Luciano Cartaxo (PSD), só se tornou possível devido a aprovação, na Câmara da capital, do projeto que criou uma Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) na área dos casarões da Rua João Suassuna.

As declarações do presidente foram concedidas simultaneamente, enquanto o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, autorizava o início das obras do projeto Villa Sanhauá, que, através da Secretaria de Habitação Social (Semhab), visa à reabilitação de oito casarões históricos da Rua João Suassuna.

De acordo com o projeto, um dos prédios será destinado à PMJP para instalação institucional, enquanto os outros sete irão comportar 17 unidades habitacionais e seis comerciais. As unidades vão de 40 a 73 metros quadrados.

“O trabalho harmônico entre a Câmara e o Executivo sempre dá bons frutos e hoje a cidade recebe com muita alegria mais esta ação do prefeito Luciano Cartaxo no Centro Histórico da terceira capital mais antiga do País, com mais de 500 edificações tombadas pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)”, disse Marcos Vinícius.

O presidente destacou, ainda, a atuação, segundo ele, “exemplar” da secretária de Habitação do município, Socorro Gadelha, que ao lado do prefeito vem “promovendo uma revolução habitacional em João Pessoa” e completou: “O que vemos é uma gestão que já foi capaz de entregar cinco mil unidades habitacionais. Socorro Gadelha é uma auxiliar que sem dúvida traz brilho para o executivo municipal”, reiterou.

Marcos relembrou ainda o quanto a gestão de Cartaxo já fez pelo Centro Histórico, com ações na Casa da Pólvora, Praça 1817, Praça da Pedra, Praça da Independência, Hotel Globo, Galeria Augusto dos Anjos e Praça dos Três Poderes, e do papel fundamental da Câmara Municipal nesse processo de revitalização e ocupação do Centro Histórico.

Atualmente, tramitam na CMJP projetos e indicações, como a do vereador Bruno Farias (PPS) que sugere à Prefeitura crie uma Zona Franca de Turismo e Serviços no Centro Histórico. Entre os Projetos de Lei (PL) voltados ao Centro, há o que determina que imóveis abandonados podem ser retomados pelo Poder Público, de autoria de Fernando Milanez Neto (PTB), e o que prevê incentivos fiscais para proprietários de imóveis desenvolverem atividades econômicas de cunho tecnológico, cultural ou artístico na região, proposta por João Almeida (SD).

O Centro Histórico também foi tema, em abril, de uma audiência pública proposta pelo vereador Eduardo Carneiro (PRTB).

Deixe um comentário