Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Luciano Cartaxo assina Ordem de Serviço para construção das 16 novas USFs

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, assinou, na manhã desta quarta-feira (7), na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a ordem de serviço para a construção das 16 novas Unidades de Saúde da Família (USF) incluídas no pacote de investimentos apresentado na semana passada com o nome Gerente Saúde. O início das obras das cinco primeiras acontece na próxima semana e elas ficam prontas até dezembro e, dentro de um ano, todas já estarão funcionando. Com um investimento total de R$ 12 milhões, as novas USFs, irão substituir outras que funcionam em prédios alugados e vão garantir melhores condições de trabalho para os profissionais da saúde, assim como melhorar a qualidade dos atendimentos e acolhimento aos usuários.

A construção das novas unidades também irá garantir uma economia de recursos aos cofres da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) já que elas passarão a funcionar em prédios próprios. Além disso, as USFs podem ampliar a quantidade de equipes de saúde em atendimento. Elas irão se somar às 25 USFs já construídas ou ampliadas pela gestão de Luciano Cartaxo. As unidades construídas serão de portes I a IV, ou seja, com capacidade para reunir até quatro equipes de saúde.

“Vamos ter 16 novas USFs que fazem parte do Programa Gerente Saúde, o que é muito importante na atenção básica. Vamos iniciar na próxima semana as prioritárias e o calendário já está pronto para que as obras sejam executadas e podermos melhorar o atendimento na atenção básica, gerando também melhores condições de trabalho para os profissionais e possibilitando um atendimento mais humanizado para a população. Acabamos de assinar a ordem de serviço e a empresa vencedora começa as obras na segunda. As 16 novas USFs junto as 25 que nós já reformamos, ampliamos e construímos, dão um novo padrão de qualidade na atenção básica de João Pessoa”, disse Luciano Cartaxo.

As primeiras USFs que iniciam as obras já na próxima semana são USF Parque do Sol, USF Cidade Verde, USF Colibris, USF Cruz das Armas e USF Paratibe. As demais que também iniciarão as obras em breve são USF Presidente Médici, USF Colibris II, USF Richo Doce, USF Padre Ibiapina, USF Distrito Industrial, USF Aldeia SOS, USF Jardim Veneza, USF Alto do Céu, USF Cidade Verde II, USF Gramame I e USF Gramame II.

O secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio destacou que as USFs fazem parte de um grande investimento da gestão para garantir uma melhor prestação dos serviços de saúde na atenção básica. “Além das 16 novas USFs, a gente incorpora o Gerente Saúde, uma logística melhor, uma Central de Marcação de Exames, entre outras ações. Luciano Cartaxo está dando continuidade aos investimentos em infraestrutura, mas ao mesmo tempo tem outras medidas nos processos de trabalho, na logística. É um conjunto de medidas que visam melhorar o atendimento na saúde”, disse.

 Gerente Saúde – No último dia 31, o prefeito Luciano Cartaxo anunciou o pacote de investimentos do novo modelo de gestão intitulado Gerente Saúde. O modelo estabelece um conjunto de medidas para aumentar a eficiência da atenção básica e já vinha sendo testado na rede. A partir deste mês, 100% das USFs estão sendo atendidas por profissionais capacitados para o gerenciamento das unidades e a rede será monitorada mensalmente em reuniões com a presença do prefeito, e uma premiação será oferecida para as equipes das USFs que obtiverem os melhores resultados no final do ano.

Deixe um comentário