Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Bastidores: RC estabelece número de indicações por deputado no governo; confira

Diante de uma das mais graves crises econômicas que a Paraíba já enfrentou, o governador Ricardo Cutinho (PSB) está sendo obrigado a tomar medidas duras para manter o equilíbrio da máquina. Uma delas, conforme revelou o Blog do Anderson, é a redução de quatro mil cargos comissionados, prestadores de serviço e codificados.

Para tanto, o governador estipulou o número exato de nomeações no estado, por deputados. De acordo com informações de fontes palacianas, a base do governo é composta por 26 parlamentares. Cada um tem direito de nomear quarenta aliados no governo, exceto, os deputados do PSB, que tem direito a 150 indicações cada.

Vereadores do PSB podem nomear 15 aliados. Pelos cálculos, só com a Assembleia Legislativa e Câmara Municipal de João Pessoa, o Governo do Estado terá que abrigar mais de dois mil cargos comissionados. O guarda-chuva já foi maior. Até pouco tempo, deputados chegaram a nomear quase quinhentos aliados  no estado.

A orientação do Tribunal de Contas do Estado, é que o governador demita, em seis meses, cerca de oito mil funcionários codificados. O estado compromete sua receita em quase 60%, apenas com o pagamento da folha de pessoal, ultrapassando o limite prudencial estipulado permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 49%.

 

 

Deixe um comentário