Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Popularidade de Luciano Cartaxo é destaque na imprensa nacional

O prefeito de João Pessoa e candidato à reeleição, Luciano Cartaxo (PSD), é destaque nacional no jornal O Globo desta segunda-feira (26) por estar entre os cinco gestores mais bem avaliados do País e com melhor desempenho nas pesquisas de intenção eleitoral divulgadas pelo Ibope. Com 50% de aprovação da população pessoense, Cartaxo é apontado como um dos melhores prefeitos do País pela forma como driblou a crise econômica nacional.

A análise de O Globo, baseada em pesquisas do Ibope, mostra que, mesmo em um momento de crise política e econômica nacional, quem administra com responsabilidade consegue se destacar e conquistar o reconhecimento da população.

Luciano Cartaxo divide o posto de um dos gestores mais bem avaliados do País com prefeitos de outras três cidades: Boa Vista, Salvador e Rio Branco. Em reportagem com chamada de capa, o jornal descreve qual o segredo da alta popularidade de Cartaxo e dos demais prefeitos.

Ao fazer uma avaliação da posição dos quatro candidatos, a diretora geral do Ibope, Márcia Cavallari, é taxativa. Ela diz que as pessoas reconhecem os benefícios concretos que a gestão proporciona à população. No caso de João Pessoa, Luciano Cartaxo vai além.

Questionado pelo jornal O Globo sobre os motivos que o conduziram à condição de um dos prefeitos mais bem avaliados do Brasil, destaca a política de austeridade que implantou no município, o modelo de gestão por resultados, com definição de metas e resultados, além de um outro ingrediente que tem diferenciado administrações modernas: a meritocracia.

O jornal o Globo faz um comparativo entre os gestores elencados na reportagem e mostra que eles adotaram medidas coincidentes. A primeira delas, segundo a reportagem, é o ajuste fiscal (buscaram aumentar a arrecadação sem aumentar impostos) e enxugaram despesas.

O segundo fator é conhecer a cidade, graças não só a mandatos anteriores e à experiência que acumularam, mas por ações cotidianas. Luciano Cartaxo e outros quatro prefeitos citados pelo jornal costumam passar mais tempo na rua do que em seus gabinetes.

De fato. A proximidade com o eleitor, de acordo com Luciano Cartaxo, é um dos ingredientes desta receita de sucesso.

A trajetória política dos quatro prefeitos mais bem avaliados do país também surge com peso na avaliação feita pelo Ibope. Cartaxo, por exemplo, tem experiência comprovada. Foi quatro vezes vereador, deputado estadual, vice-governador da Paraíba e cumpre agora o primeiro mandato de prefeito de João Pessoa.

A pesquisa feita pelo Ibope e divulgada por O Globo confirma o resultado de levantamentos de outros institutos de avaliação da gestão Cartaxo e também eleitorais, que apontam Luciano na liderança isolada das intenções de voto à reeleição de prefeito de João Pessoa.

“Essas pesquisas são resultado de muito trabalho, mas o que nos impressiona e anima, sobretudo, é a satisfação e a animação das pessoas nas ruas. É muito gratificante ter o reconhecimento de um jornal de circulação nacional, mas o que fortalece nossa disposição é o abraço e as palavras de estímulo da população”, conclui Cartaxo.

*DADOS IBOPE* – A avaliação de Luciano Cartaxo (PSD) chegou a 50%, entre ótimo e bom, na última pesquisa Ibope/TV Cabo Branco, divulgada no dia 14 deste mês.  Em relação à pesquisa anterior, divulgada no dia 24 de agosto, a avaliação positiva do prefeito cresceu, passando de 45% para 50%. O Ibope ouviu 602 eleitores entre 10 e 13 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

Deixe um comentário