Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Ricardo Coutinho se reúne com Lula em Fortaleza após ato em defesa da democracia

Após prestigiar o Encontro da Militância Girassol, na manhã deste sábado (2), em João Pessoa, o governador Ricardo Coutinho (PSB) viajou para Fortaleza (CE), para participar de um encontro com ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), que participou na capital cearense de um ato público em defesa da democracia e contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).

Além de Ricardo, o encontro com Lula contou a participação dos governadores do Ceará, Camilo Santana (PT), e do Piauí, Wellington Dias (PT). Deputados federais de seis diferentes partidos e outras lideranças políticas do Nordeste também estiveram presentes à reunião.

Ato pró-Dilma

Antes do encontro, Lula participou de um ato que reunião 65 mil pessoas em Fortaleza. Em seu discurso, o ex-presidente afirmou que assumirá o comando da Casa Civil na próxima quinta-feira (7), se o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) reverter decisão que o impediu de ir para o ministério.
“Na quinta-feira, se tudo der certo, se a Suprema Corte aprovar, eu estarei assumindo o ministério”, disse Lula. “Eu vou estar no ministério para ajudar a companheira Dilma. Nadar de mão dada com ela, para criar condições para melhorar a cidadania no Ceará. Fazer o cinturão das águas, que era uma coisa que tinha acertado com o Cid (Cid Gomes, ex-governador do Ceará)”, completou o petista.
Indicado para comandar um dos ministérios mais importantes do governo, Lula chegou a tomar posse, mas não pode assumir o cargo por causa de uma liminar (decisão provisória) do ministro Gilmar Mendes, do STF.

O ministro entendeu que houve “desvio de finalidade” na indicação feita por Dilma. Na visão de Gilmar Mendes, a presidente nomeou Lula para que ele deixasse de ser investigado e julgado na primeira instância, pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba. Ministros de Estado têm foro privilegiado no STF. A decisão de Gilmar Mendes será submetida ao plenário do Supremo, que poderá mantê-la ou derrubá-la.

Temer

No discurso, diante dos participantes da manifestação pró-Dilma, Lula disse ainda esperar que o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), “aprenda sobre eleições”.
“Eu perdi muitas eleições. E eu quero que ele (Temer) aprenda sobre as eleições. O Temer é um professor de direito e sabe que o que estão fazendo é um golpe. E isso, ele sabe que vão cobrar é dos filhos dele, é do neto dele, amanhã. Porque a forma mais vergonhosa de chegar ao poder é tentar derrubar um mandato legal”, declarou o ex-presidente.
No caso de o impeachment ser aprovado pelo Congresso, Temer é quem assumirá a Presidência da República. Nos últimos meses, ele comandou as articulações para que o PMDB rompesse com o governo Dilma, o que foi oficializado no dia 29 de março. Desde então, petistas têm engrossado as críticas ao vice-presidente.

“Clima de ódio”

No discurso, Lula afirmou também que o país vive um “clima de ódio” nunca visto antes e disse que “defender o impeachment” da presidente Dilma Rousseff é agir “como golpista”.
“Eu estou estranhando um pouco o que está acontecendo no nosso país. Eu completei 70 anos de idade. Vivo neste país fazendo política e nunca vi um clima de ódio estabelecido no país como está estabelecido agora. Aqueles que amam a democracia aqueles que gostam de fazer política […] querem que se respeite a coisa mais elementar, que é o respeito ao voto popular que elegeu a Dilma”, discursou diante do público presente ao ato.
Paraiba Já

Deixe um comentário